top of page

Diário de Bordo #05 | Aula Oceano e Mudanças Climáticas do Curso YCL 2023.1

Fala galera da YCL! Nossa segunda semana de curso está começando e com ela chegamos na nossa 4ª aula: Oceano e Mudanças Climáticas com três palestrantes incríveis da Liga das Mulheres pelo Oceano.


E já que 70% do planeta Terra é água e nós também, começamos a aula nos conectando um pouco conosco através de uma meditação de 1min ouvindo o mar. Depois nos dividimos em salas e conversamos sobre o que o oceano representa e desperta em nós.



Ao longo da aula aprendemos sobre a importância do oceano para a vida na Terra, serviços ecossistêmicos promovidos pelo oceano tanto no ambiente quanto no bem-estar humano, agenda da ONU sobre o oceano, relação entre oceano e clima, estoque de carbono, ecossistemas de carbono azul, impacto das baleias no clima, dependência das populações pelo oceano, impactos sofridos pelo oceano, IPCC, conferências do clima… e tantos outros assuntos!


Por fim, ampliamos as lentes de gênero acerca das questões entre gênero e clima, uma vez que as mulheres são as que mais sofrem as consequências das mudanças climáticas e ao mesmo tempo pouco são representadas nos espaços de decisão. Foi uma aula muito enriquecedora e que transbordou um oceano de conhecimento em todos que puderam participar. E é com essa imensidão de aprendizado que nos despedimos da aula de hoje.


“A cada vez que você respira e a cada vez que você se alimenta de um produto de origem marinha, o oceano reside em você”.


Nos vemos na próxima aula!

Abraços,

Thamyres.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Diário de Bordo #10 | Aula Pecuária do Curso YCL 2023.1

Fala, Rede YCL! Estamos começando a nossa 9ª aula do curso e o tema de hoje é Pecuária. Começamos a aula pensando na primeira palavra que vem à nossa mente quando pensamos em pecuária e emergência cli

bottom of page