top of page

Diário de Bordo #04 | Aula Ciência das Mudanças Climáticas do Curso YCL 2023.1

Olá, querida! Estamos caminhando para a segunda semana do curso e começamos com o pé direito: aula sobre Ciência das Mudanças Climáticas com Manuela Borja!


A 3ª aula começou com a visualização de um vídeo e uma dinâmica em grupo acerca do conteúdo assistido. Depois partimos para a parte teórica onde abordamos os conteúdos fundamentais para a compreensão e entendimento do que são as mudanças climáticas. Pudemos entender as diferenças entre clima e tempo, acompanhar a linha do tempo dos principais cientistas do clima desde 1817 e suas contribuições, também aprendemos um pouco sobre o papel e composição da atmosfera na regulação do clima, efeito estufa, principais gases de efeito estufa e ciclos biogeoquímicos. Vimos como os ecossistemas atuam como principais fatores de resiliência planetária frente às mudanças climáticas, como as florestas, oceanos, mangues, etc.



Pudemos entender a relação entre aumento de co2 e aumento de temperatura, que os mesmos fatores que contribuem para a estabilidade do planeta quando intensificados tornam-se os responsáveis pelo agravamento das mudanças climáticas.


Por fim, observamos um breve resumo acerca dos dados históricos de emissões de gases de efeito estufa por parte dos países e setores e como é importante observar os recortes regionais de emissões, principalmente tratando-se de Brasil. As principais consequências planetárias que ocorrem em decorrência do aumento da temperatura são, por exemplo, tempo extremo, perda de biodiversidade, aumento do nível do mar, entre outras.. Finalizamos com um apanhado geral sobre o surgimento e andamento das conferências do clima (COPs), do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC) e de outros instrumentos de gerenciamento, pesquisa e enfrentamento às mudanças climáticas.



Ufa, foi uma aula extensa, com muito conteúdo importante e extremamente necessário para entendermos melhor a Ciência das Mudanças Climáticas. Encontro vocês na próxima aula!


Abracinhos,

Thamyres.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Diário de Bordo #10 | Aula Pecuária do Curso YCL 2023.1

Fala, Rede YCL! Estamos começando a nossa 9ª aula do curso e o tema de hoje é Pecuária. Começamos a aula pensando na primeira palavra que vem à nossa mente quando pensamos em pecuária e emergência cli

bottom of page