top of page

Aula 19 - Saúde mental, bem-estar e felicidade no trabalho

Oi, Rede YCL! Como vocês estão?

Na nossa 19ª aula, discutimos um tema essencial: “Saúde mental, bem-estar e felicidade no trabalho”. Tivemos o prazer de contar com duas palestrantes incríveis: Valdenice Sanchez e Simone Kabariti. Ambas são psicólogas pela UNESP e consultoras da Simbolicah, e dedicam suas carreiras ao desenvolvimento de culturas organizacionais saudáveis e positivas.



Elas iniciaram a aula refletindo sobre o contexto desafiador do mundo do trabalho atual e nos apresentaram os conceitos de MUNDO VUCA e MUNDO BANI, que ajudam a descrever e perceber a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade que enfrentamos hoje. Esse cenário impacta diretamente a saúde mental dos colaboradores, exacerbando problemas como ansiedade e depressão. No Brasil, dados preocupantes nos mostram um histórico de doenças ocupacionais e um crescimento significativo dos transtornos mentais nos últimos anos.


Na segunda parte da aula, focamos nos caminhos organizacionais que ajudam a fortalecer o bem-estar dos colaboradores. Valdenice e Simone enfatizaram a importância de uma cultura organizacional que promova a saúde emocional e mental e destacaram a necessidade de corresponsabilidade entre as empresas e os funcionários, incentivando a criação de ambientes de trabalho que valorizem a estabilidade, o reconhecimento e a realização pessoal e profissional.



Em seguida, fomos apresentados ao modelo SPIRE como uma ferramenta para equilibrar a felicidade e a saúde emocional. O modelo SPIRE abrange cinco dimensões da vida: espiritual, física, intelectual, relacional e emocional. A Simone explicou como podemos utilizar essas dimensões para manter um equilíbrio saudável, dando importância ao autocuidado e à autocompaixão. De acordo com ela, a chave está em adotar ações viáveis e consistentes que promovam bem-estar e felicidade no dia a dia.


Nossas palestrantes também falaram sobre a importância das ferramentas da psicologia positiva no ambiente de trabalho. Diagnosticar, implementar, mensurar resultados e acompanhar são passos para apoiar o bem-estar emocional dos colaboradores. Elas nos incentivaram a mapear e reconhecer os caminhos para agir de forma efetiva, fortalecendo as competências e critérios que sustentam estratégias saudáveis no ambiente corporativo.

Em um mundo tão ansioso e com tantos ambientes que nos fazem adoecer, falar sobre saúde mental no trabalho é essencial! Se você não conseguiu assistir de novo ou quiser rever, o vídeo está disponível na íntegra em nossa plataforma!


Um beijo e até a próxima, Rede!

Beatriz Triani

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page