top of page

Aula 3: Ciência das Mudanças Climáticas



Olá, Rede YCL! Como estão?

Por aqui muito animada com o curso e ansiosa pelas próximas aulas!


O tema da aula do dia 12 de março foi Ciência das Mudanças Climáticas. Recebemos como palestrante Felipe Augusto Hoeflich Damaso de Oliveira, gestor de projetos da YCL, doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH), mestre em Desenvolvimento Regional, geógrafo e professor de geografia formado pela UFPR. Ele nos trouxe aspectos científicos da mudança do clima.

A aula toda nos rendeu muitos aprendizados! Passamos por temas como os limites planetários (com o slide que está no topo deste post), que se apresentam em nove categorias, discutimos sobre o histórico das emissões de gases de efeito estufa e o aumento da temperatura planetária a aprendemos até a importância do efeito estufa!

Pois é, o Felipe nos explicou que sem efeito estufa, a Terra resfriaria a ponto de dificultar a nossa vida aqui! Esse fenômeno garante que parte do calor seja mantido dentro da atmosfera, mas quando ele é agravado, provoca consequências desafiadoras para a humanidade!

O conteúdo da aula foi bem técnico, com conceitos como o Gráfico de Keeling, que demonstra a concentração de gás carbônico aferida na atmosfera ao longo dos anos.


A partir desse gráfico pudemos ver como a sua concentração subiu em números assustadores e com consequências desastrosas, tais como ondas de calor, tempestades cada vez mais severas, subida do nível do mar, extinção de espécies, entre outros problemas que vão sempre atingir pessoas com menos poder aquisitivo e que vivem em regiões menos desenvolvidas.



Apesar dos desafios, ainda existe esperança para frearmos a mudança do clima, utilizando como principal ferramenta os sumidouros de carbono, como as florestas tropicais, os mangues e a caatinga.

Como provação, o professor Felipe nos trouxe a evolução dos meios de subsistências dos seres humanos ao longo do tempo, tais como o carvão e o petróleo - principais recursos que aumentam as nossas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera -, e apresentou alternativas mais limpas e sustentáveis. A aula terminou com um questionamento: “Qual futuro queremos”? Com um tabuleiro desenhado por inteligência artificial que nos leva a diversos caminhos.




Se você não conseguiu assistir à aula ou quer revê-la, acesse a aula 3 na nossa plataforma, dentro da pasta do Curso 2024.


Até a próxima!

Um abraço,

Beatriz Triani

18 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page