Diário da Aula 19 - Saúde mental, bem-estar e felicidade no trabalho
- YCL info
- 28 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Hoje foi dia de explorar um tema essencial para nossa vida profissional e pessoal: saúde mental, bem-estar e felicidade no trabalho. Quem comandou a aula foram duas mulheres inspiradoras, Simone Kabariti e Valdenice Sanchez, profissionais com trajetórias impressionantes e repletas de contribuições para o mundo corporativo.
Simone Kabariti, sócia e consultora da Simbolicah desde 1997, trouxe toda a sua expertise em cultura saudável e positiva. Psicóloga pela UNESP, ela acumula especializações em áreas como segurança psicológica, psicologia transpessoal e coaching. Já Valdenice Sanchez, também psicóloga pela UNESP, complementou com seu profundo conhecimento em biopsicologia, coaching e psicologia positiva, área na qual se especializou pelo Wholebeing Institute, no México. Juntas, elas formam uma dupla que equilibra teoria e prática com maestria.
O Trabalho e o Significado na Pausa: A aula começou com uma provocação sobre como a pandemia nos forçou a dar uma pausa e refletir sobre o significado do trabalho em nossas vidas. Valdenice destacou que o trabalho, para ser saudável, precisa gerar reconhecimento, tanto emocional quanto financeiro. Esse reconhecimento, por sua vez, promove alívio, prazer, bem-estar e felicidade, impactando diretamente no engajamento das pessoas e no sucesso das organizações.

E por que investir em saúde mental no trabalho? Além de criar um ambiente mais agradável, a Valdenice nos lembrou que as metas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) tornam essa questão uma prioridade estratégica para empresas que desejam se manter competitivas e atrair investidores.
Ferramentas e Caminhos para o Bem-Estar: Simone trouxe uma abordagem estruturada ao apresentar as quatro forças da psicologia – comportamental, psicanálise, existencial (humanista) e transpessoal – e como cada uma contribui para curar doenças, desenvolver pessoas plenas e identificar talentos. Ela destacou que uma organização saudável é aquela que equilibra a realização pessoal com excelência organizacional.
Um dos destaques da aula foi o modelo SPIRE (Spiritual, Physical, Intellectual, Relational, Emotional), que Valdenice apresentou como uma ferramenta para balancear a felicidade e o bem-estar emocional. A mensagem foi clara: escolha balancear as dimensões da sua vida.

Para fechar a aula, participamos de uma dinâmica reflexiva, onde compartilhamos os impactos e sentimentos que tivemos em nosso trabalho nos últimos meses. Foi emocionante perceber como pequenas ações podem contribuir para o nosso crescimento pessoal e profissional.
E como bem disse Valdenice: "Praticamos ser felizes enquanto vivenciamos a felicidade."
Estamos nos aproximando da última aula dessa jornada transformadora. Até lá, bora colocar em prática o aprendizado e cultivar a felicidade no nosso dia a dia!
Texto escrito por Andressa Soares, Engenheira ambiental e participante da 11a edição do Curso YCL Mudanças climáticas: panorama, desafios e oportunidades para jovens profissionais.










f
f