top of page

Aula 9: Precificação de carbono e instrumentos financeiros



Já na reta final da primeira metade do nosso curso, tivemos uma aula sobre precificação de carbono e instrumentos financeiros! Nossos palestrantes da vez foram o Ludovino Lopes, fundador do escritório Ludovino Lopes Advogados e especializado em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela PUC/SP, e a Dani Gennari, coordenadora de carbono da ECCON Soluções Ambientais. 

Começamos a aula entendendo os principais conceitos, mitos e realidades sobre o tema e explorando as principais diferenças entre capital natural, recursos naturais e mercado de carbono regulado. Quando falamos de recursos naturais, pudemos conhecer mais sobre a importância do Brasil para as dinâmicas globais, principalmente se houver um agravamento das mudanças climáticas.


Também exploramos quais mecanismos legais já existem no Brasil para a regulação dos mercados de carbono, como a CNAE 0220-9/06. Entretanto, algumas questões ainda precisam ser definidas para uma melhor aplicação da norma. De acordo com Ludovino, algumas das indefinições podem ser exemplificadas através da divergência em tratar o tema como um ativo ambiental ou um ativo financeiro.

Os mercados de carbono podem ser de dois tipos: regulados ou voluntários. Os mercados regulados são aqueles que são regidos por algum tipo de lei ou norma e ligados a um compromisso internacional no âmbito da UNFCCC, enquanto o voluntário é construído por outras organizações que não o governo.






Além do panorama teórico sobre os mercados de carbonos, a Dani Gennari também nos explicou um pouco sobre sua trajetória profissional, principalmente dentro da ECCON, onde trabalha com licenciamento ambiental. Seu principal desafio é a aplicação dos mecanismos de REDD para os biomas brasileiros, que são tão singulares em suas características. Por fim, exploramos uma parte mais financeira do tema, passando por precificação e tributação de carbono, o comércio de emissões e o mecanismo de crédito.

Se você não conseguiu acompanhar ao vivo, vale a pena conferir o vídeo na íntegra lá na nossa plataforma! A aula foi bem completa e deu pra gente aprender bastante sobre esse tema que está super em alta! Agora é ficar de olho nas próximas negociações para ver se teremos mais atualizações!

Um abraço e até a próxima!

Beatriz Triani

4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page