top of page

Aula 18 - Foco na solução: iniciativas transformadoras




E aí, pessoal! Tudo certo?

Depois de pensarmos ao longo do curso sobre diversas interfaces das mudanças climáticas, na aula de número 18 mergulhamos fundo no tema "Foco na solução: iniciativas transformadoras", onde três palestrantes compartilharam suas experiências, mostrando como usaram seu descontentamento com questões ambientais e sociais para criar ferramentas de transformação. 

Como um dos palestrantes, Eduardo Avila, empreendedor social e diretor executivo da ONG Revolusolar. Ele compartilhou com a gente como a energia solar pode ser uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento sustentável em comunidades de baixa renda, destacando a importância de lidar com questões como a pobreza energética e a transição energética justa, além de ressaltar o papel crucial da incidência política na construção de políticas públicas que apoiem iniciativas como a Revolusolar.


O outro palestrante a participar da nossa aula foi o Ricardo Borges, que compartilhou insights sobre a Mata Atlântica e como estão desenvolvendo setores e portais para enfrentar os desafios atuais, como os baixos índices de desenvolvimento e a perda de biodiversidade. Ele mostrou também o grande potencial da região, incluindo áreas protegidas e ecossistemas completos, como catalisadores para economias restaurativas e sustentáveis.





A palestrante Marília Arruda, por sua vez, nos apresentou sua pesquisa sobre gestão de resíduos sólidos. Apesar das políticas de desmonte ambiental que vinham ocorrendo desde 2015, a gestão ambiental voltou a ser um tema importante a partir de 2023, especialmente com a promulgação da lei pró-catador.




Essa aula nos mostrou que mesmo em cenários desafiadores existem iniciativas transformadoras e pessoas dedicadas que estão trabalhando para construir um futuro mais justo e sustentável. Me fez refletir sobre formas de fazer a diferença no meu território e no mundo. Como sempre, a aula completa está disponível em nossa plataforma para você assistir quando quiser.


Um beijo e até a próxima, Rede!

Beatriz Triani

2 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page