top of page

Aula 17 - Inteligência artificial e as mudanças climáticas



Oi, Rede YCL! Como vocês estão?

Na aula de número 17, intitulada “Inteligência Artificial e as Mudanças Climáticas”, pudemos aprender como a Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o enfrentamento das mudanças climáticas. Nosso palestrante foi o Pedro Rocha, especialista em tendências de futuro e IA na Foresight Lab. Ele falou sobre como a IA pode facilitar as atividades profissionais, como por exemplo construindo comandos que considerem fatores ESG constantemente, sem diminuir a performance e otimizando os custos.

Começamos a aula desmistificando a Inteligência Artificial e vendo a sua evolução nos últimos anos. O Pedro compartilhou com a gente alguns exemplos interessantes, como a antiga dificuldade das IAs em diferenciar um muffin de um Chihuahua, mas também as capacidades avançadas atuais, como a IA SORA AI, que gera vídeos a partir de descrições em texto. Ele mostrou o progresso da IA desde o lançamento do ChatGPT em 2023 até as futuras fases com AI Agents e Multi-Agents.

Pensando no contexto das mudanças climáticas, o Pedro destacou várias tendências de uso da IA, como a otimização do consumo de energia, a integração de energias renováveis, o aprimoramento de processos industriais e a inovação em modelos de negócios sustentáveis. Ele enfatizou que essas aplicações da inteligência artificial são soluções possíveis para reduzir as emissões e melhorar a eficiência energética.

Entretanto, apesar dos benefícios que vimos, aprendemos também sobre o impacto ambiental das IAs, como o alto consumo de energia dos sistemas e as emissões de carbono dos data centers. Nesse sentido, as empresas ainda precisam desenvolver estratégias de mitigação, pensando como balancear os impactos diretos com os benefícios das aplicações e adotar princípios de ética e sustentabilidade.

O tema é super relevante para os debates sobre mercado de trabalho, já que existem muitas oportunidades de carreira no campo da IA e da sustentabilidade. Os chamados "Green Jobs" estão se expandindo, incluindo empregos que exigem novas habilidades verdes e que facilitam práticas sustentáveis em diversas indústrias. Para nos enquadrarmos nessa nova área, precisamos de habilidades como análise de dados, adaptabilidade e comunicação eficaz.



No final da aula, nos separamos em grupos menores para fazer uma atividade prática, aplicando os conhecimentos que tivemos sobre a utilização de Inteligências Artificiais no contexto das mudanças climáticas. O objetivo dessa atividade era mostrar como podemos acelerar nosso processo de conhecimento sobre um tema específico através da utilização dessas ferramentas.

A aula foi abrangente, porque além de aprendermos como utilizar as ferramentas de Inteligência Artificial para potencializar nosso trabalho, pudemos ver na prática como o processo acontece. O melhor é que a aula está disponível na íntegra na nossa plataforma e podemos acessar sempre que quisermos!


Um beijo e até a próxima, Rede!

Beatriz Triani

11 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page