top of page

Aula 16 - Comunicação das mudanças climáticas


Oi pessoal! Tudo bem?

Já chegando na reta final do nosso curso, na nossa 16ª aula aprendemos sobre comunicação das mudanças climáticas com a Sabrina Neumann, especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela PUC-RIO, e o André Trigueiro, gestor ambiental pela COPPE/UFRJ, ambos também jornalistas ambientais reconhecidos. 

Geralmente, o tema da mudança do clima é complexo e de difícil entendimento para o público geral. Mas por sua importância e urgência, as mudanças climáticas precisam ser discutidas de maneira ampla para que haja uma pressão para ações mais ambiciosas por parte de governos, do setor privado e de indivíduos.

É justamente aí que reside o grande desafio do jornalismo ambiental: comunicar esses temas de maneira inteligível para a população, mas sem perder sua profundidade. Por isso, é importante buscarmos informações em fontes confiáveis e reconhecidas.


Além da complexidade do tema em si, a globalização traz outros desafios para sua comunicação. O modelo tradicional de emissor, mensagem e receptor não se aplica mais no contexto atual. Hoje existem inúmeros canais, inúmeros mensageiros e inúmeras mensagens, com uma complexidade muito maior para comunicação. Somado a isso, existem outros desafios específicos do tema da mudança do clima: a humanidade tende a priorizar problemas imediatos, na maioria das vezes está desconectado da natureza e não possui conhecimento suficiente para elaborar estratégias de mudança.

Para superarmos esses desafios, a Sabrina nos apresentou três passos propostos pela ONU: 1) Usar informações científicas confiáveis; 2) Transmitir o problema e as soluções; e 3) Mobilizar ações. 

O terceiro passo apresentado é especialmente importante pra gente, já que mostra a importância de engajar a juventude na responsabilização de líderes políticos e econômicos, já que a comunicação a partir dos jovens torna o conteúdo mais compreensível para outros jovens.



O legal é que não precisamos estar na área do jornalismo ou da comunicação para usarmos essas dicas! Para qualquer um que trabalhe com o tema, é de extrema importância saber comunicar sobre os impactos da mudança do clima para que nossas ações sejam mais efetivas. Você teve alguma ideia de como comunicar a mudança do clima? Conta pra gente aqui nos comentários!

Um beijo e até a próxima, Rede!

Beatriz Triani

5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page