top of page

Aula 15 - ESG: práticas sociais, ambientais e de governança



Oi, Rede YCL! Como vocês estão? 

Na nossa 15ª aula trabalhamos com um tema bem popular da agenda ambiental, principalmente no setor privado: ESG (práticas sociais, ambientais e de governança). Nossas palestrantes foram a Petrina Santos, Head de Sustentabilidade e ESG da Volkswagen Financial Services Brasil, e a Lara Martins, executiva climática e pesquisadora da governança climática no setor privado. 


Muita gente acha que o termo ESG foi criado no período da pandemia, mas aprendemos que, na realidade, esse termo já existe desde 2004. A Environmental Social Governance foi criada no Pacto Global da ONU e tem como objetivo a adoção de critérios ambientais, sociais e de governança. 


A Petrina nos contou um pouco do seu trabalho e das principais funções da área de Sustentabilidade e ESG, mostrando como o ESG é um processo contínuo, e não apenas uma meta a ser batida. Para que esse trabalho possa ser realizado, além de pensar em como tornar os processos mais sustentáveis, é necessário também pensar em toda a cadeia produtiva do produto e envolver todos os setores da empresa. 


Já a Lara Martins trouxe uma aplicação mais prática da ESG através da Avaliação de Impacto B (BIA). A Avaliação de Impacto B guia os negócios para uma gestão ESG integrada ao modelo de negócio gerando impacto positivo a partir de cinco critérios: meio-ambiente, trabalhadores, comunidade, clientes e governança. 


Esse modelo de certificação é valido por três anos, e como pudemos ver com a Lara, algumas empresas possuem essa certificação – algumas já renovadas algumas vezes e outras recentes – como a Natura, a Herbarium, a Cia Hering, a Danone, a AMBEV e a Magazine Luiza. 


Uma recomendação de leitura deixada pela nossa palestrante para saber mais sobre o tema foi o Estudo #6 da Economia B, “Tendências ESG para 2024”. Mas além dessa recomendação, também temos nossa aula na íntegra disponibilizada em nossa plataforma para você ver quantas vezes quiser! 


Um beijo e até a próxima, Rede!

Beatriz Triani

4 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page