top of page

Aula 12: Agropecuária, florestas e uso da terra



Oi pessoal! Como vocês estão?

O tema da nossa 12ª aula do curso foi “Agropecuária, Florestras e Uso da Terra”, um debate super importante nos diálogos sobre mudanças climáticas, principalmente no Brasil. Quem deu essa aula incrível pra gente foi a Renata Potenza, engenheira florestal e especialista em Clima e Emissões no Imaflora.


O objetivo da aula foi ampliar nosso conhecimento sobre a produção agropecuária e o uso da terra e as suas implicações para as florestas e a emergência climática. As principais emissões brasileiras são advindas desses setores e, por isso, a atuação nessas frentes através de políticas públicas é urgente para frearmos a mudança do clima! 


Apesar de possuirmos uma matriz energética limpa, como aprendemos nas aulas passadas, ainda falhamos muito na redução de nossas emissões justamente devido ao uso da terra e da agropecuária. Além das emissões de gás carbônico geradas pelo uso da terra e agricultura, o Brasil também se configura como o 5º maior emissor de metano do planeta, geradas principalmente pela agropecuária, já que o gado de corte é responsável por 80,9% dessas emissões.



Por essa razão, precisamos pensar em formas de combater o problema e atuar nessa agenda, reduzindo esses números. Dentre as possibilidades de atuação, a Renata citou a eliminação do desmatamento, a rastreabilidade dos produtos desse setor, o empreendimento de práticas de baixo carbono, formulação e implementação de políticas públicas internacionais e nacionais e a mudança no consumo e na dieta alimentar. Mas para não oferecer apenas soluções prontas, a Renata também nos instigou a pensar quais deveriam ser as estratégias de ação prioritária para reduzir as emissões de GEE do uso da terra e agropecuária brasileira.

Se você não conseguiu assistir nossa aula na íntegra, ela está disponível na plataforma da YCL!

Te vejo na próxima aula! Um abraço!

Beatriz Triani

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page