top of page

Aula 1: abordagens Indígenas sobre mudanças climáticas e reflexões para o desenvolvimento pessoal





Olá, Rede YCL! Como estão?

O tema da aula do dia 5 de março foi Abordagens Indígenas sobre mudanças climáticas e reflexões para o desenvolvimento pessoal. Contamos com a presença da Kowawa Kapukaja Apurinã e do Tiago Paes Vilas Boas. Kowawa é uma ativista indígena formada em Direito e mestra em Educação e Antropologia Social e Tiago atua como Designer Regenerativo, Facilitador Equitativo e Tecelão de comunidades e projetos. De maneira geral, a aula reforçou a importância que os povos indígenas possuem na proteção do meio ambiente e, infelizmente, a insegurança que sofrem por cumprirem esse papel. 

Kowawa nos ensinou a sermos como a ave martim-pescador, que apesar de pequena, foi capaz de conquistar seu objetivo com persistência e perseverança. Compartilho com vocês a história do martim-pescador:



Assim como ele, também devemos lutar pelo planeta que moramos, mesmo que nossa ação pareça pequena e irrelevante, ela é capaz de transformar o mundo ao nosso redor.


Na fala do Tiago, aprendemos a viver com equilíbrio a partir da sabedoria dos Seres das Quatro Direções. O Gavião representa o Leste e simboliza a visão, que facilita a mudança. O Rato representa o Sul, simbolizando a sensibilidade e a comunidade. O Urso, por sua vez, representa o Oeste e é experimentador, mas precisa da visão do Gavião. Por fim, o Cervo representa o Norte e simboliza o cuidado. 


A partir desse conhecimento, a turma foi desafiada a pensar: quais aspectos precisam aprimorar internamente e em seus relacionamentos para construir uma carreira satisfatória no setor de mudanças climáticas?



Mesmo após o fim da aula, a reflexão sobre os Seres das Quatro Direções continua, permitindo nos reorganizarmos - não só nossos objetivos profissionais, mas também pessoais! 


Se você não conseguiu assistir à aula ou quer revê-la, acesse a aula 1 na nossa plataforma, dentro da pasta do Curso 2024.


Até a próxima!

Um abraço,

Beatriz Triani

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page