top of page

A pauta climática no encontro do G20




Olá Rede YCL!

Espero que estejam todos bem e animados para o começo do nosso curso!


Já que iremos nos ver toda semana por aqui, vou me apresentando pra gente se conhecer: sou a Beatriz Triani, tenho 26 anos, sou carioca da gema, mestranda em Ciência Política e graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 


Se você é carioca assim como eu, sabe que não dá pra falar de Rio de Janeiro em 2024 sem falar de G20, certo? Em todos os cantos da cidade vemos placas dizendo: “Rio Capital do G20” e percebemos a expectativa brasileira em receber esse grande evento.


Nossa aula aberta, realizada dia 26 de fevereiro, foi justamente pra ajudar a gente a entender como a pauta climática se conecta com os encontros do G20 no Brasil, pensando como a juventude pode se articular para participar e incidir nesses debates tão importantes.


Os convidados Iuri Rosário, analista de Relações Governamentais do CEBRI, e Lucas Padilha, presidente do Comitê Municipal de Organização do G20 no Rio de Janeiro, trouxeram um pouco sobre o histórico do G20 e sobre sua importância para o cenário mundial. Os dados trazidos mostram que o G20 representa 85% da economia mundial, 65% da população mundial, 75% do comércio internacional, 97% das 100 melhores universidades do mundo e 90% das patentes. Você pode acompanhar o bate-papo na íntegra aqui.


Um evento desse porte joga os holofotes para a participação brasileira no encontro, que historicamente possui um papel de relevância e agora busca reconstruir a imagem do Brasil nos fóruns internacionais.


Para nossos convidados, a pauta de clima e o G20 tem tudo a ver, pois tudo que oferece risco e oportunidade é econômico, e tudo que é econômico, é G20! A participação da juventude deve ser ativa para garantir que suas pautas sejam debatidas nos fóruns internacionais e que suas demandas sejam consideradas.


Os Youth Climate Leaders podem produzir eventos paralelos, escrever position papers e policy briefs, participar dos encontros formais... Diversas são as formas de participação e construção até chegarmos na Cúpula do G20 nos dias 18 e 19 de novembro de 2024!


A aula aqueceu nossos motores e deixou um gostinho de quero mais! 

Ainda bem que semana que vem tem mais! Até lá!

Um abraço,

Beatriz Triani

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page